Single Pair Ethernet

Uma tecnologia compacta, mas inovadora

Newsletter SPE DE EN

O que significa Single Pair Ethernet SPE (ou Ethernet de Par Único) e como é diferente da Ethernet usual?

Os cabos Ethernet de par único são cabos de cobre que contêm apenas um par trançado (par único) que eles usam para transmissão de dados, por exemplo, em aplicações industriais. No entanto, os cabos Ethernet convencionais do setor LAN ou cabos Ethernet Industrial utilizam 2 ou 4 pares de fios dependendo da taxa de transmissão. A tecnologia Ethernet de par único é, portanto, o desenvolvimento Ethernet enxuto, leve e com economia de material para muitas aplicações atuais e futuras.

Para que foi desenvolvido o SPE?

A Indústria 4.0 e a Internet das Coisas Industrial (IIoT) exigem infraestrutura de rede uniforme em todos os níveis e sistemas, bem como transmissão de dados em tempo real.

A Ethernet clássica, que já conecta todas as camadas superiores da pirâmide de automação, muitas vezes não é adequada para conectar o nível de campo mais baixo porque os cabos são superdimensionados e a conexão é complexa. É por isso que os fieldbus convencionais ainda têm vantagens sobre o Ethernet padrão nestas áreas. Eles são usados ​​para controlar a troca de informações entre sensores e atuadores com o nível de controle (PLC). O objetivo é substituir esses sistemas BUS por sistemas SPE e cabos SPE correspondentes o mais rápido possível.

As vantagens da Ethernet de par único em resumo:

  1. Substituição de fieldbuses por sistemas Ethernet de par único.
  2. Padronização da tecnologia em redes baseadas em IP, do sensor ao ERP ou à nuvem, em prol das smart factories.
  3. A miniaturização do cabo economiza material e custos e afeta o peso e o design com economia de espaço. O espaço desempenha um papel essencial, especialmente quando se trata de sensores e atuadores em rede.
  4. O design do cabo de par único permite uma instalação no local muito mais rápida e fácil e reduz o potencial de erros na montagem.
  5. Eficiência de custo devido à eliminação de gateways adicionais que foram usados ​​anteriormente para conectar barramentos de campo a Ethernet padrão de nível superior. Ao usar o SPE, o nível de campo pode ser conectado sem esses tradutores.
  6. O SPE usa PoDL (Power over Data Line) para alimentar dispositivos terminais com até 50 W através da linha de dados. Comparável ao PoE, que já se provou na Ethernet atual.
  7. O padrão de cabeamento aberto com componentes de cabeamento compatíveis é adequado para uso universal em toda a indústria de automação.

O que vem a seguir para a SPE?

Para garantir que a nova tecnologia chegasse rapidamente às fábricas, foi necessário criar protocolos de comunicação uniformes. Isso foi concluído. Os padrões de protocolo de acordo com IEEE 802.3 definem as condições do quadro técnico para transmissões Ethernet de par único em aplicações industriais; a visualização do conector industrial “T1 Industrial Style” é padronizada pela IEC 63171-6.

    SPE standard        Bit rate           Cable length point-to-point
             Blindado       não blindado
IEEE 802.3ch2.5/5/10 Gbit/s              15 m                -
IEEE 802.3bp1 Gbits/s              40 m             15 m
IEEE 802.3bw100 Mbit/s              40 m             15 m
IEEE 802.3cg10 Mbit/s   1000 m and over                -

O grupo de trabalho IEEE 802.3 definiu padrões para diferentes casos de uso de SPE.

Conectando cabos da nossa família de produtos ETHERLINE® T1

A família de produtos ETHERLINE® T1 contém vários cabos Ethernet de par único para uso em máquinas e plantas industriais.

  • ETHERLINE® T1 FD P é um cabo AWG26 blindado para Gigabit e uso em esteiras porta cabos (disponível em breve).
  • ETHERLINE® T1 FLEX é um cabo AWG22 para movimento ocasional e é adequado para 100 Mbit e Gigabit (já disponível).
  • ETHERLINE® T1 P FLEX é um cabo AWG18 para 10 Mbit/s e distâncias de até 1000 m (disponível em breve).
Etherline T1 Cable portfolio