Soluções globais em vez de componentes individuais: conjuntos de cabos para qualidade de série consistente

Originalmente, a empresa familiar do norte da Alemanha Thomas GmbH + Co. Technik + Innovation KG produzia móveis de quarto. No entanto, como as tiras de fibra de vidro fornecidas não atendem aos altos requisitos, a empresa fabrica suas próprias máquinas de pultrusão para si próprio, e para outras empresas. A mais recente e particularmente inovadora máquina pullCUBE incorpora sistemas de esteiras porta cabos montadas da LAPP, uma garantia da robustez, qualidade e durabilidade desejadas.

O diretor administrativo Boris Thomas demonstra o sistema de pultrusão pullCUBE

Em 1981, até Udo Lindenberg cantou a música “Sandmännchen” do “Schlafbehörde” em Bremervörde. Isso significava Thomas GmbH + Co. Technik + Innovation KG (TTI): a empresa familiar do norte da Alemanha fez sua descoberta internacional em 1956 com a invenção da estrutura de ripas, levando-a à proeminência na cultura pop. A abordagem da música rock se encaixa na TTI: “A rebelião contra o status quo faz parte do sangue da família, e daí vem o impulso para a inovação”, diz o diretor-gerente Boris Thomas, que agora dirige a empresa na terceira geração. No final da década de 1990, a TTI abriu sua própria divisão de engenharia mecânica especializada em pultrusão, um processo automático para a produção de perfis plásticos reforçados com fibras. Neste processo, os reforços de fibra seca são trefilados através de um banho de resina e curados com a ajuda de calor antes de serem cortados no tamanho de um perfil acabado. Desta forma, a empresa pretende tornar-se independente dos fornecedores de perfis para os seus sistemas de assentamento e garantir maior qualidade. Hoje, a TTI está usando o pullCUBE para construir a máquina de pultrusão mais curta do mundo. Empresas de todo o mundo estão interessadas na máquina inovadora, então a TTI a está construindo em série. Isso tem consequências para os subcontratados: “Não nos vemos como uma fábrica, mas queremos oferecer o nível consistente de qualidade e robustez da produção em série”, enfatiza Boris Thomas. A TTI, portanto, compra os cabos e conectores para o pullCUBE já montados na esteira porta cabos do líder de mercado global em tecnologia de conexão integrada, LAPP.

Com 3,5 metros, o pullCUBE é a máquina de pultrusão mais curta do mundo

Da estrutura de ripas à engenharia mecânica

A TTI, que agora é uma moderna fábrica com vários predios, tem sua sede no meio da zona rural de Bremervörde, entre bosques e prédios residenciais. A oficina do carpinteiro de móveis Karl Thomas, fundador da empresa familiar, funcionava aqui em 1935. Na época da Segunda Guerra Mundial, ele se juntou aos jovens operários socialistas, foi preso por isso e a oficina ficou fechada por muito tempo. “Meu avô era um rebelde, e isso afetou toda a família de forma consistente desde então”, diz Boris Thomas sorrindo. Nos anos do pós-guerra, a família Thomas e seus funcionários canalizaram seu desejo de rebeldia para a inovação tecnológica. Em 1956, a empresa inventou o quadro ripado, conhecido como “Lattoflex”. No final da década de 1990, a TTI continuou a aprimorar esse conceito e desenvolveu a mola de asa – um sistema de assentamento ainda mais ergonômico feito de fibras de vidro e plástico em vez de madeira. No entanto, os perfis de fibra de vidro fornecidos não são robustos o suficiente. Clientes reclamam de barras quebradas, berço da engenharia mecânica na TTI, que hoje constrói máquinas de pultrusão para produzir seus próprios perfis de fibra de vidro e vendê-los para terceiros. 2008 é o ano da próxima revolução da TTI: pela primeira vez, o processo patenteado de pultrusão de raio pode ser usado para produzir perfis dobrados de fibra de vidro. Um molde móvel em vez do molde rígido usual torna isso possível. Como os componentes feitos de fibras de vidro e compósitos estão desempenhando um papel cada vez mais importante em muitas indústrias, há um grande interesse. Por exemplo, o ícone dos carros esportivos americanos Chevrolet Corvette na oitava geração carrega um para-choque dianteiro curvo criado na TTI. Em 2020, a TTI finalmente apresenta sua mais recente inovação: o pullCUBE combina todo o know-how de pultrusão da empresa em uma máquina compacta, a mais curta de seu tipo.

A TTI conta com sistemas de esteiras porta cabos montadas da LAPP para o desenvolvimento do pullCUBE
O pullCUBE oferece segurança única devido ao seu sistema fechado, bem como fácil operação através de um painel de controle de toque

O pullCUBE oferece segurança única devido ao seu sistema fechado, bem como fácil operação através de um painel de controle de toque

A máquina de pultrusão mais curta do mundo é flexível, segura e eficiente

Uma máquina pullCUBE, que acabou de ser construída para um cliente da TTI, fica no meio do corredor da fábrica: com seus cantos arredondados, o revestimento completo na parte inferior e as janelas de vidro na metade superior, a máquina parece um item de design. A máquina de pultrusão mais curta do mundo também oferece vantagens práticas para os usuários. O pullCUBE, que tem apenas 3,5 metros de comprimento, incluindo o molde, a unidade de preensão e uma serra de disco que o acompanha, pode ser transportado com muita facilidade, tudo o que é necessário é uma empilhadeira para carregar e descarregar o veículo de transporte. E como tudo é instalado em um único invólucro, não há necessidade de montagem no local. O sistema completamente fechado também é um sistema seguro e único no mundo, pois os operadores do sistema não podem alcançar as garras, a serra ou a superfície quente do molde com as mãos. As dimensões compactas também facilitam o posicionamento da máquina exatamente onde ela é necessária, em vez de ter que procurar onde há espaço suficiente para uma linha de pultrusão convencional, com pelo menos 15 metros de comprimento. O pullCUBE não é apenas mais compacto, mas também mais eficiente do que os sistemas convencionais, pois não requer um ciclo de limpeza. Isso significa que nada é desperdiçado no perfil, o que permite aos usuários economizar até € 144.000 por ano com 200 dias de produção. Além dessas vantagens práticas, o design e a experiência do usuário também desempenharam um papel importante no desenvolvimento: “Nos concentramos um pouco no iPhone ao projetar o pullCUBE”, explica Isabell Ruröde, gerente de operações da TTI. “Isso inclui o formato da caixa, mas também o painel de controle de toque com orientação intuitiva do usuário. Isso torna a operação fácil para todos os usuários, desde iniciantes até profissionais. E o dispositivo é muito inteligente no ambiente de produção. Parece tão valioso quanto é”.

LAPP fornece soluções em vez de apenas componentes

Como a TTI também constrói o pullCUBE para outras empresas e, portanto, exige muito da qualidade e da confiabilidade da máquina, a escolha dos parceiros certos foi um fator importante para a empresa: “Na TTI, nos vemos como um fornecedor de soluções. Nossos clientes não recebem apenas uma máquina de nós, mas também nossa experiência em pultrusão na forma de consultoria e suporte para todo o processo. Isso é algo que buscamos em nossos fornecedores”. Com o LAPP, o parceiro certo foi encontrado para soluções de conexão, como cabos e conectores para o pullCUBE. Fontes TTI Cabos ÖLFLEX®, componentes de conectores EPIC®, prensa-cabos SKINTOP®, sistemas de alimentação e proteção de cabos SILVYN®, bem como sistemas de marcação FLEXIMARK® da empresa sediada em Stuttgart. A LAPP fornece os componentes prontos para instalação ao grupo de montagem para os eixos de movimento da serra, carro de serra e carro de ferramentas no pullCUBE. A LAPP oferece conjuntos de cabos e esteira porta cabos como um serviço há muitos anos, com uma gama de produtos que vai desde conjuntos de cabos personalizados e conjuntos servo de acordo com padrões comuns até correntes de cabos totalmente montadas com construção elétrica, pneumática, hidráulica e de aço.

Os especialistas do LAPP analisam os requisitos do cliente, desenvolvem propostas para otimizar as soluções de conexão, criam desenhos conceituais e compilam listas de materiais. Com base nisso, o LAPP organiza os conjuntos de cabos de acordo com os requisitos. Tudo o que o cliente precisa fazer é montá-los no local pretendido e conectá-los. Graças ao controle de qualidade da LAPP, a operação impecável é garantida imediatamente. Sebastian Achatz, gerente de desenvolvimento de negócios ÖLFLEX® Connect na LAPP, está satisfeito com a colaboração altamente profissional com a TTI: “Desde o início, a TTI queria ter um fornecedor único de esteiras porta cabos para o pullCUBE. Com nosso amplo portfólio e nossas fábricas modernas, nós da LAPP podemos fornecer conjuntos de esteiras porta cabos prontas para instalar de alta qualidade consistente mediante solicitação. Todos os componentes individuais são precisamente coordenados uns com os outros. Isso reduz os custos de montagem e processo e permite que a TTI se concentre inteiramente em sua principal competência, o desenvolvimento e montagem de máquinas de pultrusão.“

Os conectores industriais EPIC® permitem a conexão e desconexão segura de cabos

Dois líderes de tecnologia ao nível dos olhos

Isso simplifica a produção do pullCUBE e garante qualidade consistente, mas Boris Thomas também experimenta outras vantagens de trabalhar com a LAPP: “Estamos sempre procurando parceiros de longo prazo que conhecemos e que nos conheçam, que nos ajudarão a desenvolver e promover desenvolver nossos produtos e que estão tecnologicamente no mínimo a par de nós. Esse foi justamente o fator decisivo na nossa decisão de trabalhar com a LAPP”. Peter Engwer, Gerente de Projeto de Aplicações e Esteiras porta cabos da LAPP, gerenciou o projeto com a TTI no departamento técnico interno, selecionou os componentes individuais, definiu a lista de peças de material e criou o desenho de produção. Ele está encantado com o sucesso conjunto: “O pullCUBE é uma máquina fantástica que está realmente fazendo sucesso internacional. Com nossas soluções de conexões montadas, estamos fazendo a nossa parte para que a TTI possa oferecer aos seus clientes a qualidade desejada”. Boris Thomas também está muito satisfeito com a colaboração e as soluções de conexão fornecidas: “Isso nos dá a confiança de que temos a tecnologia ideal, estamos nos beneficiando da experiência da LAPP em nosso desenvolvimento e, quando você configura a máquina, o cabeamento simplesmente parece realmente bom e profissional, o que também é um fator de nossos requisitos de design”.

Sebastian Achatz, gerente de desenvolvimento de negócios ÖLFLEX® Connect na LAPP, em conversa com o diretor administrativo da TTI, Boris Thomas