Conexões confiáveis para postos de abastecimento de hidrogênio

Onde quer que o hidrogênio seja reabastecido, a operação segura deve ser garantida, isso também se aplica aos sistemas de conexão elétrica. A Maximator Hydrogen, fabricante líder de estações de abastecimento de hidrogênio, trabalhou em conjunto com a LAPP para criar uma lista de propostas de cabos que atende a todos os requisitos e padrões técnicos.

© Maximator: A Maximator Hydrogen é especialista na construção de estações de abastecimento de hidrogénio

Enquanto os carros elétricos a bateria são cada vez mais vistos nas estradas da Alemanha, os veículos movidos a hidrogênio ainda são realmente exóticos. Postos de abastecimento de hidrogênio também são raros. Em março de 2022, havia 91 lugares na Alemanha para reabastecer gás leve e rico em energia. Vários outros estão planejados, a centésima marca deve ser alcançada até o final de 2022. A lenta expansão também se deve à falta de capacidade de produção. Mas isso mudou. Recentemente, a maior estação de abastecimento de hidrogênio da Europa está localizada em Nordhausen, na região de Harz, na Turíngia. O proprietário é a Maximator Hydrogen GmbH, com sede lá.

Durante décadas, a Maximator GmbH desenvolveu um recurso exclusivo com compressores e bancadas de teste para hidrogênio. Desde 2018, a empresa também constrói e produz postos completos de abastecimento de hidrogênio. Estes estão sujeitos a altos requisitos de segurança, incluindo sistemas de conexão elétrica. Para isso, a Maximator Hydrogen conta há anos com a LAPP, que é líder global no mercado de soluções integradas em tecnologia de cabos e conexões. “Só houve experiências positivas, por isso encomendar da LAPP é um bom hábito”, disse o Team Leader de Engenharia Elétrica Marcel Urban. Quando a Maximator Hydrogen começou a construir áreas com elevados requisitos de segurança, a colaboração foi a seguinte: A LAPP entregou uma lista de sugestões de cabos com os produtos que cumprem as normas aplicáveis à respectiva aplicação. Marcel Urban e sua equipe planejaram os cabos dessa lista e puderam garantir que todos os requisitos fossem atendidos no final.

© Maximator: Para o cabeamento de postos de abastecimento de hidrogênio, a Maximator Hydrogen conta com a qualidade do LAPP

Com a decisão de construir postos de abastecimento completos, surgiram requisitos mais exigentes para os cabeamentos. Afinal, a empresa passou a ser responsável pelo cabeamento externo, que antes era feito pelos engenheiros dos postos de gasolina. “Outros requisitos incluíam proteção contra roedores e radiação ultravioleta, porém, também havia requisitos de proteção contra explosão”, disse Marcel Urban, responsável com sua equipe pelo planejamento elétrico da empresa. Para o efeito, a equipa recorreu a René Beitlich que é o responsável LAPP Account Manager. Uma reunião foi marcada em Nordhausen, onde Beitlich e seu colega Olaf Westermann, da equipe de tecnologia de aplicação do LAPP, inspecionaram os postos de abastecimento e avaliaram se os cabos e fios instalados cumpriam todos os padrões para aplicações externas. “Para nossos clientes, geralmente viajamos em conjunto com vendas e tecnologia de aplicativos. Isso nos permite enfatizar nossa posição de liderança no mercado com experiência direta”, relata Beitlich. A reunião foi seguida de um workshop na Maximator Hydrogen, onde os requisitos de segurança necessários foram novamente discutidos em detalhe. Juntos, foi criada uma lista de verificação para o cliente incorporando experiências próprias e trechos de diretrizes de segurança operacional, como proteção contra explosão conforme EN1127-1.

© Maximator: Posto de abastecimento de hidrogênio, posto de abastecimento de gás ou também Sistema de reabastecimento de hidrogênio (HRS) descreve o sistema geral de reabastecimento de hidrogênio

O resultado desse processo é um manual que descreve requisitos adicionais para os cabos da lista de sugestões de cabos. Esta lista vai para os integradores que conectam os módulos do posto de abastecimento entre si eletricamente no local. “Aqui não tem discussão: os integradores têm que usar os produtos LAPP dessa lista porque isso nos dá segurança e proteção”, diz Urban.

Existem agora cerca de uma dúzia de cabos diferentes da LAPP nas estações de serviço, incluindo o ÖLFLEX® EB, tanto como variante blindada como não blindada, o ÖLFLEX® 400 P como cabo de controle para sinais digitais de comutação de 24 volts, a variante blindada para sinais analógicos , o ÖLFLEX® 550 P fornece a iluminação e o aquecimento com tensão de rede. Além disso, existem vários cabos para transmissão de dados, como ETHERLINE® Cat.5e flex para todas as conexões de comunicação entre os componentes de TI e os módulos, bem como cabos de fibra óptica HITRONIC® HQW3000 para distâncias maiores de 100 metros ou mais, que é mais comum em grandes projetos.

Ambos os lados estão satisfeitos com o resultado da colaboração. Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, houve uma discussão direta e um conceito customizado foi desenvolvido. Considerando a qualidade confiável do produto, consultoria individual e experiência da Tecnologia de Aplicação e Vendas, há apenas uma conclusão para Marcel Urban: “A LAPP será novamente nosso parceiro preferencial em projetos futuros.”