PREVISÃO DE FALHA PARA SEUS CABOS

ETHERLINE GUARD 034

Como especialistas na área de tecnologia de conexão, abordamos o tema da manutenção preditiva para desenvolver soluções para antecipar a vida útil dos cabos no ambiente industrial.

Cabos com alta carga de flexão e flexão são submetidos a extrema pressão, especialmente em aplicações industriais dinâmicas e de acionamento positivo, por exemplo, em uma esteira porta cabos. Em aplicações robóticas, a força de torção é um fator adicional. Embora os cabos sejam construídos especificamente para este tipo de carga, eles ainda são considerados uma peça de desgaste. Apesar de tudo isso, bons cabos podem suportar vários milhões de ciclos de flexão, mas eles precisam ser substituídos neste momento, se não antes, pois a planta pode falhar e resultar em tempos de inatividade não planejados.

ETHERLINE GUARD 033

Nossa solução para cabos de dados: ETHERLINE® GUARD

O que é ETHERLINE® GUARD?

ETHERLINE® GUARD é um dispositivo de monitoramento estacionário que monitora continuamente um cabo Ethernet, detecta um declínio no desempenho e o exibe com um parâmetro fácil de entender, o status do cabo. As medidas de manutenção podem ser planejadas com antecedência com base no status do cabo como um valor entre 100% e 0%. O dispositivo suporta cabos de dados Ethernet baseados em cobre compatíveis com 100BASE-TX de acordo com IEEE 802.3 (a 100 Mbit/s) e é adequado, por exemplo, para aplicações EtherCAT, EtherNET/IP e PROFINET.

Qual é a finalidade do ETHERLINE® GUARD?

O dispositivo é particularmente útil para cabos de dados expostos a “estresse” mecânico constante. Isso inclui movimento em alta velocidade e aceleração, mudança de sequências de movimento, rotações com ângulos de rotação axiais muito altos, tempos de ciclo curtos e raios de curvatura pequenos. O dispositivo também é usado em processos críticos, onde um tempo de inatividade resultaria em altos custos de inatividade.

Como e onde o ETHERLINE® GUARD se provou?

O ETHERLINE® GUARD foi testado por clientes em potencial desde o estágio inicial de desenvolvimento e otimizado graças ao feedback valioso. O uso bem-sucedido em projetos piloto em engenharia médica, fabricação automotiva e intralogística, bem como no próprio centro de serviços e logística da LAPP, nos permitiu melhorar as funções e os recursos do produto mais uma vez.

211026 etherlineguard grafik

O ETHERLINE GUARD determina continuamente o status de desempenho do cabo e emite um alarme em tempo hábil antes que o desempenho caia demais.

Seus benefícios de usar ETHERLINE® GUARD

  1. Planejando o momento ideal para substituir o cabo de dados
    O dispositivo monitora continuamente os parâmetros de vida útil do cabo de dados. Paradas de máquina não planejadas e caras podem ser evitadas. Isso permite que você planeje a manutenção necessária com antecedência (por exemplo, manutenção e substituição à noite, nos finais de semana ou simultaneamente com a manutenção de outros componentes).
  2. Comissionamento simples
    O ETHERLINE® GUARD foi projetado para uso em armários de controle. Basta conectar o dispositivo à fonte de alimentação, conectar os cabos, iniciar a operação pressionando um botão e o monitoramento começará. A parametrização automatizada e de autoaprendizagem é realizada em minutos clicando na tecla SET ou através de uma interface web.
  3. Fácil leitura do status do cabo
    As opções de diagnóstico e ajuste foram deliberadamente mantidas simples: se o LED de diagnóstico estiver constantemente aceso em verde, o status do cabo está OK. Só é necessário verificar ou substituir o cabo se a cor ou piscar mudar (piscando ou vermelho permanente).
  4. Retrofit da planta sem problemas
    O dispositivo também pode ser usado para monitoramento de cabos de dados já instalados e não mais novos. Não requer um novo cabo de dados ou alterações no design do cabo. O software detecta a situação de instalação e assume automaticamente o processo de aprendizagem.
  5. Limite de disparo de alarme ajustável individualmente
    Decida por si mesmo quando deseja ser informado sobre uma deterioração dos dados do sensor de leitura. O limite de alarme pode estar entre 99 por cento e 21 por cento (definido para 80 por cento de fábrica).
  6. Comunicação na nuvem
    Comunicação IIoT confiável graças à interface MQTT: Além do display óptico, os dados de manutenção podem ser transmitidos para controladores de nível superior através de vários canais: como saída de comutação digital, como sinal modulado PWM, como valor contínuo via LAN e WiFi ou através de comunicação baseada em nuvem.
  7. Compacto exclusivo
    O design compacto (36 x 49 x 76,5 mm) economiza espaço no painel de controle.
  8. Disponível em duas variantes
    Versão LAN com cabo "PM03T" e versão WiFi sem fio "PM02TWA".

O que torna a solução do LAPP tão especial é que o dispositivo é simplesmente conectado ao cabo de dados em série; elementos sensores especiais no cabo ou um segundo dispositivo na extremidade do cabo são desnecessários.

Informações mais detalhadas: Manutenção preditiva

O aspecto chave da transformação digital é a coleta de dados da máquina: Motores, válvulas e sensores informam independentemente seu status operacional. Esses dados são registrados, avaliados e analisados ​​por meio de algoritmos (auto-aprendizagem ou não). O objetivo é aumentar a eficiência de um sistema ou obter uma visão do status atual da planta para que as próximas falhas sejam detectadas em um estágio inicial. Se esses dados ou esses processos forem carregados ou executados na nuvem, a planta pode até ser acessada globalmente. Então, os dias em que as longas distâncias eram um problema já se foram, porque tudo está conectado em rede e é digital. A engenharia mecânica e a indústria automotiva, com seus processos de fabricação altamente automatizados e sensíveis ao tempo, estão particularmente interessadas em desenvolvimentos inteligentes. Na pior das hipóteses, uma falha de um único componente pode realmente significar que todo o processo de fabricação fique paralisado, o que significaria enormes prejuízos financeiros.

Para minimizar esse risco, sistemas de manutenção preditiva que oferecem ao usuário a oportunidade de registrar e avaliar o status de manutenção e desempenho de quaisquer componentes estão em ascensão. Isso dá ao operador da planta tempo para determinar quando um componente está prestes a falhar, para que ele possa realizar a manutenção correspondente antes que um defeito possa ocorrer. Essa condição desempenha um papel fundamental, especialmente em aplicações de alto custo ou infraestruturas críticas de segurança. Atualmente, em tais plantas, principalmente, uma abordagem preventiva é perseguida com base no monitoramento das condições. Isso significa que as peças de desgaste são substituídas em intervalos pré-definidos, independentemente de sua condição ou vida útil restante.

A manutenção preditiva pode ser usada para prever especificamente a falha de um componente da planta. Como parte dessa abordagem de manutenção preditiva, os dados da planta são coletados e analisados ​​especificamente durante as operações em andamento. Para otimizar os custos da planta e a segurança operacional, o sinal para as medidas de manutenção não deve ser dado muito cedo (custos altos) nem muito tarde (falha da planta).